A Ayurveda é a ciência da vida, e seus ensinamentos nascem da observação de como a natureza funciona. Como somos seres desse ambiente natural, assim como as plantas e animais também precisamos nos preparar para entrar no ciclo de mudanças das estações do ano. Para isso existe um conceito ayurvédico chamado Ritucharya, que pode ser traduzido como o movimento das estações. Essa dinâmica nada mais é do que a nossa conduta sazonal, ou seja, o ato de adaptarmos de acordo com as mudanças de clima e temperatura para que o nosso corpo consiga manter o funcionamento ideal e ser um campo fértil para despertar a saúde!
Quando se alteram as estações naturalmente mudamos o tipo de roupa que usamos, as coisas que desejamos comer e também as atividades que costumamos fazer.
Em regiões onde a variação de clima e temperatura é muito grande essas mudanças são ainda mais intensas, e, portanto, os cuidados durante essas flutuações devem considerados com ainda mais atenção. Se não nos adaptarmos a essas mudanças específicas, ficaremos sujeitos a desequilíbrios que vão ocasionar algum tipo de síndrome ou doença até que a homeostase do corpo seja alcançada novamente. Esta é a sabedoria ayurvédica que favorece a medicina preventiva oferecendo um sistema sazonal de saúde holística.
Sendo assim, confira abaixo as principais formas de despertar a sua saúde de acordo com as diferentes estações do ano. É importante informar que essas informações são oferecidas pensando em um organismo saudável, ou seja, um organismo onde os doshas de nascença estão em perfeito equilíbrio. Para uma pessoa que apresenta distúrbios, as indicações para cada estação do ano podem variar e apenas um terapeuta ayurvédico poderá avaliar os atributos desequilibrados e analisá-los em relação com os atributos da estação vigente para realizar o melhor arranjo de dieta e estilo de vida para aquela pessoa em especial.
Sendo assim, vamos para as dicas!
Saiba as melhores práticas ayurvédicas para despertar a sua saúde de acordo com as estações do ano!
Inverno:
É a estação que tem o predomínio dos ventos frios, por isso tende a agravar o dosha Vata (ar + éter). Nessa época o nosso agni fica “preso”, sendo assim, o fogo digestivo tende a ser muito mais alto, tornando os alimentos pesados mais fáceis de digerir. Devemos evitar alimentos leves, bebidas geladas e não se expor ao vento. Optar por comer alimentos que aqueçam e vestir-se com roupas que protejam o corpo da perda de calor para o ambiente. Cana de açúcar, óleos, arroz, água quente, e leite e seus derivados promovem longevidade quando ingeridos no inverno.
Primavera:
Na primavera todo o gelo do inverno começa a amolecer e escorrer, sendo assim é uma estação que aumenta Kapha (água + terra) e os mucos irão aparecer para construir o corpo. Devemos evitar alimentação pesada e gordurosa, sabores azedo, doce e dormir durante o dia. É muito benéfico se seguir um estilo de vida com exercícios físicos, aromaterapia, fazer gargarejos com elementos de sabor picante e salgado, receber massagem com óleos e tomar banho com água morna.
Verão:
Aqui estamos com o sol na sua potência máxima! Sendo assim, uma estação que favorece o agravamento do dosha Pitta (fogo + água). É quente e seca, causando desidratação, exaustão e perda de energia. É a estação que normaliza Kapha; e Vata (contando que não sofra desidratação sob o efeito do calor). Para contrabalancear, aplicando a teoria dos opostos ayurvédica, os alimentos devem ser frios e fluídos, a dieta deve ser leve e livre de alimentos picantes e azedos. Devemos escolher ingerir sucos frios, ghee, leite, arroz e doces. É sugerido exercícios leves, tomar banhos frios e nadar. Não se deve permanecer por muito tempo exposto aos raios solares. Devido ao fato de as noites serem curtas, o sono durante a tarde pode ser praticado, principalmente para vata e pitta; kapha pode descansar, mas não dormir, para não baixar seu metabolismo.
Estação das chuvas:
Como o próprio nome já diz, é o período onde tudo fica frio e molhado, e isso significa atenção para o agravamento de kapha e vata. O agni que já foi despertado pelo efeito seco causado durante o verão, é acentuado nesta estação. Durante a estação das chuvas, o clima torna-se frio, com ventos. Estas condições agravam os três doshas. É importante seguir uma dieta mais precisa, devido a esta estação ser transitória, sofrendo efeitos que desequilibram os doshas pela transição do verão para o outono. Devemos escolher evitar bebidas frias e alimentos que contenham muita umidade. Deve-se adicionar mel (de preferência com mais de 6 meses de colheita) aos alimentos e as bebidas. Ingerir sopas de grãos, vinhos medicados e alimentos fermentados.
Outono:
As folhas das árvores caem e toda a natureza se recolhe para passar por mais um inverno. Assim também deverá ser conosco. Nessa estação o Pitta geralmente está com sua condição agravada, como resultado do repentino aquecimento dos raios solares no verão. É sugerida a terapia de redução de Pitta. Ingerir ghee, alimentos com sabores amargo, adstringente e doce, facilmente digeríveis. A dieta deve conter os seis sabores para o equilíbrio de Pitta e consequentemente, os outros dois doshas se beneficiarão. É recomendado que se tome mais ar fresco noturno, principalmente após o jantar. Usar sândalo em pó ou óleo, e usar pérolas para refrescar Pitta.
Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre Ayurveda e outras terapias holísticas para despertar a sua saúde, clique aqui e conheça os outros artigos da nossa sessão Compartilhando Saberes.