O que é Ayurveda? Saiba tudo sobre essa medicina milenar

O significado da palavra Ayurveda é a união de ayus (vida) e veda (conhecimento). A Medicina Ayurvédica faz parte, portanto, de um estudo milenar indiano que une corpo, mente e alma, feito através da pesquisa de antigos livros escritos em sânscrito sobre essa ciência humana.

Segundo a Ayurveda tudo no universo engloba 5 elementos básicos da natureza, os panchamaha-bhutas: o espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. E, essa medicina tem objetivo de analisar a influência desses elementos na natureza e no ser humano.

Surgimento da Ayurveda na Índia

A civilização indiana é uma das mais antigas da história. E a  tradição do Ayurveda começou por lá. Dizem que essa ciência veio das divindades antes de ser apresentada para a civilização terrena, a partir de Brahmá, um Deus da religião hindu, criador do universo e do conhecimento.

Esse sistema de medicina humana é praticada na Índia há mais de 5 mil anos. E, na atualidade, faz sucesso no mundo todo, rompendo barreiras temporais, políticas, científicas e culturais. Isso se deve muito à inserção da Ayurveda no meio acadêmico, que vem incluindo, cada vez mais, esse tipo de ciência, além da tradicional.

A estrutura científica Ayurveda é muito popular no seu país de origem, que é ensinada nas universidades, dentro dos cursos de Medicina e Farmácia, juntamente com outras práticas ocidentais.

Os estudantes indianos, geralmente, estudam dois anos sobre os conhecimentos ayurvédicos, em paralelo com outros da medicina ocidental moderna, durante os seis anos totais de curso.

Como a Ayurveda é vista hoje no Brasil?

O Brasil é considerado um país muito novo comparado à Índia, que guarda todo o seu saber sobre a cultura védica tradicional, um conhecimento milenar que resistiu ao tempo e foi integrado ao sistema político e científico oficial.

A partir de estudos, pesquisas e experimentos científicos pode-se reconhecer muitas das teorias vindas dessa medicina ocidental. Mas sabe-se que o caminho para essa comprovação encontra-se em constante evolução.

A medicina científica moderna tem 200 anos de existência, considerada um embrião perto dos princípios da Ayurveda, permanentes há 5 mil anos. Mas, apesar disso vem se popularizando, aqui no Brasil.

O estudo ayurvédico aponta o que está ou não em equilíbrio no corpo e na mente, por meio de saberes alternativos em diferentes áreas, que trabalham nesse realinhamento, evitando o uso descontrolado de remédios.

A terapia indiana já é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, principalmente para os países em desenvolvimento, com o objetivo de ser acessível para todos cidadãos.

Afinal, o que são doshas?

Se tudo é energia. Quando levamos uma vida equilibrada tudo flui bem melhor, certo!? O mesmo acontece quando estamos desalinhados: problemas emocionais, hábitos ruins e má alimentação, por exemplo.

Esse desequilíbrio vai acumulando toxinas em nosso organismo, que se não forem tratadas, corretamente e com uma dose de autoconhecimento, transformam-se em doenças físicas e emocionais.

Para a Medicina Ayurvédica o homem é um microcosmo do Universo, que é um macrocosmo. Lembra dos 5 elementos básicos da natureza: Espaço ou éter, ar, fogo, água e terra? Segundo essa ciência, eles se unem dois a dois para formar os doshas (humores biológicos).

  • Espaço e Ar = Dosha Vata
  • Fogo e Água = Dosha Pitta
  • Água e Terra = Dosha Kapha

Os doshas são representados pelas expressões fisiológicas dos 5 elementos

quando estão equilibrados. Mas se ocorre o contrário, tornam-se patologias. Veja:

Dosha Vata

Atua nas funções excretória e nervosa. Dosha Vata em desequilíbrio gera:

-Perda de peso

-Inquietação

-Gases/ Prisão de ventre

-Ansiedade

-Medos

-Depressão

-Insônia

Doenças relacionadas a Dosha Vata:

-Fibromialgia

-Artrose

-Dores em geral

-Problemas de coluna

-Cefaléia

-Constipação

-Síndrome do intestino irritado

-Síndrome Bipolar

-Doença de Parkison

Dosha Pitta

Atua nas função metabólica e digestiva. Dosha Pitta em desequilíbrio gera:

-Azia

-Queimação abdominal

-Aumento da sudorese

-Pele sensível e vermelha

-Olhos vermelhos

-Irritabilidade e agressividade

Doenças relacionadas a Dosha Pitta:

-Gastrite

-Úlcera digestiva

-Regurgitação

-Diarréia

-Hepatite

-Inflamações

-Acne

-Crises de fúria e ciúmes

-Menopausa

-Enxaqueca

-Estresse exacerbado

Dosha Kapha

Atua nas função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Dosha Kapha em desequilíbrio gera:

-Aumento de peso corporal

-Lentidão

-Preguiça

-Oleosidade

-Secreções

-Embotamento mental

Doenças relacionadas a Dosha Kapha: 

-Obesidade

-Diabetes

-Aumento do colesterol

-Bronquite

-Sinusite

-Tosse com secreção

-Alergias respiratórias

-Lentidão em todas as funções físicas e mentais

-Apego exacerbado

Tipos de tratamentos e terapias ayurvédico

Se você quer tratar algum desequilíbrio através da Medicina Ayurvédica precisará de uma dose de autoconhecimento para poder descobrir seu dosha. Mas, é claro que o seu terapeuta fará uma entrevista e o questionará sobre as situações que encontram-se desarmônicas na sua vida.

A Ayurveda é complexa e vai usa diferentes tipos de tratamentos e terapias para equilibrar os doshas:

  • Massagem ayurvédica
  • Óleos medicinais
  • Dieta
  • Rotina de hábitos saudáveis
  • Oleação e sudação
  • Fitoterapia (plantas medicinais)
  • Terapias purificadoras
  • Medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas
  • Atividade física
  • Prática de yoga e meditação

Alimentação Saudável

Cada alimento tem o seu poder. Então, para harmonizar o seu corpo e a sua mente é imprescindível ter uma alimentação equilibrada. Essa é uma das bases de todos os tratamentos Ayurvédicos, que não oferece dietas e nem trabalha com nutricionista, mas com base nos saberes milenares.

Massagens ayurvédicas

Já as massagens ayurvédicas ajudam na circulação sanguínea e das energias, proporcionando saúde bem-estar, além de eliminar toxinas. A Abhyanga, por exemplo foca na região do coração e do abdômen.

Shirodhara

Nesse tipo de terapia, a chamada Shirodhara, é derramado um fluxo de um óleo morno na testa, por cerca de 40 minutos. Um processo intenso, relaxante e revitalizador sobre a região Anja Chakra, acima das sobrancelhas.

Fitoterapia

O saber das plantas medicinais sempre acompanhou o conhecimento milenar Ayurveda. A natureza tem muito a nos oferecer.  Raízes, folhas, caules, flores e sementes podem ser usados para diferentes tratamentos.

Assim como tantas outras terapias: aromaterapia e cromoterapia, bem como Yoga, meditação, técnicas de respiração e mudanças gerais de hábitos que podem ser recomendadas. E aí, entendeu agora o quão amplo é a Ayurveda?

Share this post